Procedimentos estéticos

O Brasil é um dos maiores consumidores de produtos e serviços de estética do mundo. Ficando apenas atrás do EUA e Japão, é um mercado com crescimento de 10% ao ano. Com isso, a depilação a laser vem sendo uma das principais técnicas procuradas.

Uma pesquisa feita em 2017 pelo Grupo Multi-Franquias mostra que, 27 milhões de brasileiras utilizam o serviço de depilação a laser por ano. E também muito procurado pelos homens, eles ocupam 30% do mercado.

Ganhando cada vez mais adeptos, vem crescendo muito com os anos. Mas, deve estar se perguntando, como ela funciona exatamente? E estamos aqui para tirar essa dúvida. Vem com a gente!

O Pelo

Antes de entender como funciona a depilação a laser, é necessário saber um pouco sobre a fisiologia do pelo.

Formação

O pelo é o resultado de um processo celular. As células germinativas (ou células tronco) que se encontram no bulbo geram queratina. E acumulando essa queratina é formado o pelo.

Mas, como essas células chegam até lá?

As células germinativas estão na epiderme e são atraídas até a derme. Lá será formado o bulbo, que é o canal de formação do pelo.

Com as células num local mais profundo é iniciado a produção de pelo.

Crescimento do pelo

Depois da formação do pelo, as células germinativas, ficam em contato com a papila dérmica. A derme é rica em vasos sanguíneos e nutrientes que estimulam a multiplicação das células.

Esse acúmulo das células produz queratinócitos que migram para a superfície. E com isso acontece o crescimento do pelo.

Como funciona a depilação a laser

Após saber mais sobre o pelo, descobre-se que o responsável pelo crescimento são as células germinativas. Então, para uma depilação efetiva e duradoura, é necessário destruir essas células.

Na depilação com lâmina de barbear, o pelo é apenas cortado na parte superficial da pele (epiderme). E na depilação com cera ou pinça, o pelo é apenas arrancado, preservando as células. Portanto, o pelo continuará crescendo.

Destruição das células

O único método comprovado até os dias de hoje é o aquecimento do pelo para destruir as células. Ele serve como um condutor térmico quando atinge a temperatura de 60 graus.

Por o pelo possuir melanina (o que define a sua cor) ele tem uma grande capacidade de absorver a luz vermelha. Essa luz se conduz por todo o pelo e chegam nas células germinativas. A luz vermelha as destroem sem afetar os tecidos em volta.

A luz vermelha

A luz vermelha é dissipada pelo laser de diodo. Esse laser tem a profundidade de 690-1200nm (nanômetros) e a melhor profundidade para atingir o bulbo é 800-810nm. Sendo assim, a melanina do pelo absorve toda a luz vermelha que chega até as células.

Lembre-se que, a luz pulsada são todas as cores em uma só. Ou seja, das cores, o pelo absorve apenas a luz vermelha que não se aquece o suficiente para atingir as células germinativas.

Já o laser de diodo, emite unicamente a luz vermelha, aquecendo corretamente.

Laser seguro

Para gerar mais segurança ao paciente e ao profissional, foi criado a ponteira resfriada. Isso evita que a ponta se esquente e queime o paciente. Tendo um procedimento totalmente seguro.

Sessões

Muitas pessoas ficam em dúvida quantas sessões são necessárias até atingir o resultado ideal. Segundo a Sociedade Brasileira de Laser, o tratamento dura seis sessões, em média. Mas, isso pode variar para cada paciente.

Pelos mais grossos e com mais melanina (mais escuros) são mais fáceis da luz vermelha chegar até o bulbo. E como a melanina atrai o laser, quanto menos melanina na pele e mais no pelo, mais energia chega ao bulbo.

Portanto, isso difere de um paciente para o outro.

Não sendo só isso, o laser não destrói logo nas primeiras sessões as células germinativas. Ele danifica a maioria delas, mas o pelo continua crescendo mesmo que enfraquecido.

Depilação a laser é para sempre?

Não. Nenhum laser proporciona a depilação definitiva, pois alguns pelos podem voltar a nascer depois de algum tempo. É necessário fazer uma manutenção anual para remover mesmo os pequenos pelos que tenham nascido.

Conclusão

A depilação a laser vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais no mercado. Sendo procurada por muitas pessoas por ser uma ótima alternativa para os pelos mais grossos e indesejáveis. Mesmo assim ela não é para sempre, deve ser feito a manutenção.

Mas, agora que você sabe como é feita a depilação só se jogar e aproveitar o que tem de melhor! Leia também um artigo exclusivo sobre envelhecimento!