Alugar ou comprar equipamentos estéticos

Adquirir equipamentos de estética para o nosso negócio geralmente parece o caminho certo. Afinal de contas, vamos pagar uma vez e aproveitar de seus benefícios por tempo indefinido, certo? Em teoria sim. Mas essa certeza só vale para mercados estáticos, com pouca evolução tecnológica, como uma padaria, por exemplo. Já no nicho da estético, os equipamentos estão em constante evolução, por isso existe essa dificuldade de escolha entre alugar ou comprar equipamentos estéticos.

Esse é um pensamento comum em nossa sociedade. Para citar um exemplo: a tão sonhada casa própria e não viver de aluguel. Como o mercado imobiliário é incrivelmente complexo, escolher alugar ou comprar a casa própria depende tão somente de fatores pessoais, apesar de a matemática poder ajudar.

No mercado de estética, também podemos dizer que isso depende somente de fatores únicos à cada clínica. Por isso vamos listar e entrar a fundo em alguns:

• Sua carteira de clientes;
• Avanço de tecnologia
• Manutenção;
•  Depreciação;

Primeiramente: A fidelidade dos clientes. A carteira de clientes da clínica é algo muito importante a se levar em conta na hora de escolher entre o aluguel ou a compra.

alugar ou comprar equipamentos estéticosVamos pensar: Sua clínica está no começo e procurando construir uma base de clientes ou já tem uma formada e estável?
Clientes diversos buscam soluções diversas para seus diversos problemas, certo? Se estamos em expansão, construindo nossas relações com os primeiros clientes, como podemos saber quais serão suas demandas, necessidades e desejos?

Sem um histórico de vendas para se basear, o investimento em algum equipamento é um tiro no escuro! Por isso, deve ser uma decisão muito bem planejada. Por outro lado, se já temos uma base de clientes forte e estável, podemos montar esquemas que nos mostrem o histórico de nossas vendas, as preferências de nossos clientes e o que procuram com nós!

Desse modo, podemos nos programar para decidir o que vale mais a pena. Além disso, a tecnologia tem seu preço. Precisamos entender quais são as nossas necessidades, as de nossos clientes, e também, nossa intenção de investir capital.

Se a intenção de sua clínica for ter equipamentos sempre ligados com as últimas inovações tecnológicas, é importante notar que os custos serão altos.

Entenda outros detalhes sobre alugar ou comprar equipamentos estéticos:

alugar ou comprar equipamentos estéticosÉ importante estar atento à rentabilidade do negócio, além de fazer projeções de crescimento para cada investimento. Somente assim é possível entender se o crescimento da empresa está acompanhando o capital investido.

Por outro lado, se a intenção não for seguir os últimos avanços tecnológicos, é preciso notar também que novas demandas de sua clientela podem surgir, e de novo, um reinvestimento será necessário, ou podemos perder a clientela tão difícil de se conquistar.

O avanço da tecnologia no mercado de estética chega para todos. A manutenção é um ponto importantíssimo a se levar em consideração!

Os equipamentos de estética precisam de manutenção constantes. Além das obrigatórias, temos também as que podem se tornar necessárias por desgaste ou acidentes. Essas manutenções devem ser lembradas no momento da compra.

Cuidados que devem ser tomados no momento de alugar ou comprar equipamentos de estética

Alguns aparelhos precisam de revisão constante por diversos motivos. Uns por força de lei, outros por sua fragilidade. Por isso, é importante estar atento às requisições da ANVISA quanto aos aparelhos que utilizamos. O descumprimento de suas exigências pode levar a contratempos e capital perdido por impossibilidade de atuarmos.

Além disso, temos também os equipamentos que são mais sensíveis e por isso precisam de cuidados constantes. Nesse caso, evitar uma simples revisão de rotina pode nos levar a gastar com uma manutenção, bem mais cara. Nos dois casos, se os imprevistos acontecerem, a clínica pode perder clientes por impossibilidade de atender suas demandas, ou até mesmo por má fama, em caso de intervenção da Vigilância Sanitária.

https://www.esteticanatv.com.br/manutencao-de-aparelhos-de-estetica/

Por fim, a depreciação do equipamento pode comer uma fatia grande do capital investido. Como dito anteriormente, a estética é uma área de evolução tecnológica constante. E além de isso trazer mais demandas de clientes, também faz com que os equipamentos se desvalorizem mais rápido. Quando comparamos alugar ou comprar equipamentos estéticos, alugando não precisamos se preocupar com a depreciação.

A fotografia é outro nicho de mercado que sofre com isso: lentes diversas, câmeras novas, flashes, photoshop, etc e etc, que parecem só servir para confundir a cabeça de quem é leigo. Mas é claro que esse não é o propósito. Inclusive, cada inovação traz uma facilidade nova ao profissional, um espaço novo a se inserir, algo novo a ser demandado pelo cliente. E na estética não é diferente.

Além disso, com toda nova funcionalidade de um novo equipamento, vem também a desvalorização do equipamento que não a tem. E essa desvalorização é violenta, podendo levar até 30% do capital inicialmente investido no aparelho.

Conclusão

Decisões complicadas, como alugar ou comprar equipamentos estéticos, ficam mais simples assim. Porém, algumas decisões que precisamos tomar para o nosso negócio parecem um bicho de sete cabeças. Ainda mais quando não sabemos por onde começar a analisar elas.
Além do mais, é importante lembrar que esses pontos são um conjunto, e é impossível os analisar separadamente.

E você? No seu momento atual, está mais inclinado a alugar ou comprar equipamentos estéticos? Se gostou do artigo, deixe seu comentário abaixo!

Confira também um artigo sobre como manter sua clínica movimentada no inverno!

Aproveite também para descobrir como fazer sua clínica de estética bombar na internet!