Sem categoria

Tão importante quanto você oferecer tratamentos de qualidade para a sua clientela, é saber demonstrar para ela os resultados que eles oferecem. E é justamente essa a importância da fotodocumentação na estética.

importância da fotodocumentação na estéticaÉ através dos registros de “Antes e Depois” que a sua clínica poderá mostrar para os clientes como os procedimentos foram eficazes. Porém, o que muitos donos de clínicas não sabem é que não basta simplesmente tirar fotos do smartphone de qualquer maneira.

A qualidade das fotografias vai interferir diretamente na fotodocumentação dos procedimentos. Se você tirar fotos de baixa resolução, com resolução ruim, sem padronização ou fora de foco, por exemplo, com certeza pode gerar uma interpretação errada dos resultados.

Por isso, se você deseja entender mais sobre o assunto, continue lendo esse post e descubra porque a fotodocumentação é considerada uma boa estratégia de marketing, bem como aprenda como fazer esse processo da forma correta junto aos seus clientes.

Importância da fotodocumentação na estética: uma estratégia de marketing digital

Além da questão do registro para o cliente, a fotodocumentação também pode ser útil nas estratégias de marketing digital.

As imagens de “Antes e Depois” podem ser usadas, por exemplo, em postagens nas redes sociais sobre os procedimentos. Claro que sempre com autorização prévia do cliente.

importância da fotodocumentação na estética

Dessa forma, os bons resultados, quando visualizados por outras pessoas, ajudam a captar novos clientes e até mesmo a fidelizar ainda mais quem já faz frequenta a sua clínica.

Mas para que seja possível usar esse tipo de recurso visual para divulgar a sua clínica, as imagens precisam ser de alta qualidade. Afinal de contas, elas são demonstrações daquilo que os consumidores podem ter na sua clínica. A seguir listamos uma lista fundamental para te guiar neste processo, e focar sobre a importância da fotodocumentação na estética.

Dicas de como fazer a fotodocumentação dos seus clientes

Não são todas as clínicas que podem ter uma câmera profissional ou um fotógrafo para fazer a fotodocumentação. Mas, você pode colocar em prática algumas dicas que podem te ajudar a fazer registros melhores.

Autorização de uso de imagem

Essa autorização é essencial para fazer as fotos da clientela. Ela deve ser assinada antes da primeira fotografia ser tirada e deve ser armazenada para futuras consultas.

Crie uma padronização

importância da fotodocumentação na estéticaPara que a fotodocumentação seja profissional e que realmente possa demonstrar de forma eficaz os resultados dos tratamentos é importante criar uma padronização. Se você tirar as fotos em locais diferentes, a imagem será alterada por conta de fatores externos.

O ideal é ter um local fixo com um fundo liso e neutro (branco ou preto). Uma boa dica é usar a parede do próprio consultório. Assim você não precisa dedicar um espaço inteiro apenas para esse processo.

Tenha uma boa iluminação

Você não precisa de uma câmera profissional para tirar as fotos (a maioria dos smartphones mais recentes possui excelentes câmeras), mas sem sombra de dúvidas precisa de uma boa iluminação.

Uma diferença mínima de luz pode alterar completamente os resultados da fotodocumentação. O ideal é ter uma lâmpada especial voltada justamente para fotografias e vídeos estéticos.

Ela deve ficar configurada em um padrão, e sempre na mesma posição. Além disso, é importante que você tome o cuidado de deixar o ambiente onde as fotos são tiradas sempre da mesma maneira.

importância da fotodocumentação na estética

Por exemplo, se o “Antes” foi tirado com as cortinas fechadas, o “Depois” também precisa contar com essa mesma ambientalização.

Distância da câmera

Mais uma das dicas para fazer uma fotodocumentação de qualidade é a distância da câmera. O ideal é fazer uma marcação no chão para você saber exatamente onde ela deve ser posicionada.

Também é válido fazer isso para o cliente saber onde e como ele deve ficar para tirar a foto.

Anote as configurações de todos os equipamentos utilizados

Vamos supor que por a câmera utilizada para as fotos foi formatada e não tem mais as configurações que eram utilizadas na fotodocumentação. Não teria como você adivinhar a configuração correta.

Por isso o ideal é manter anotado os parâmetros de utilização de todos os equipamentos. Assim caso aconteça algo do gênero você saberá exatamente como configurar tudo de novo.

Conclusão

Ao investir em uma fotodocumentação de qualidade você poderá demonstrar de forma mais eficiente os resultados para os clientes. E com isso a identidade da sua clínica se tornará cada vez mais positiva.

Gostou de saber sobre a importância da fotodocumentação na estética? Deixe um comentáio 😉 Leia também um artigo sobre como acelerar o metabolismo de seu cliente.