Sem categoria

Todos os nutrientes que ingerimos durante a alimentação passam por um conjunto de reações químicas que são responsáveis pelo consumo de energia e pela produção ou modificação de moléculas, esse processo é chamado de metabolismo.

Sabe-se atualmente que o organismo humano é diferente entre os sexos, relação que está associada à algumas questões, como: composição da massa muscular, hormônios, nível de atividade física e resistência.

diferenças entre metabolismo feminino e masculinoAinda não se sabe como é determinada as diferenças entre metabolismo feminino e masculino, porém sabe-se que são organismos com necessidades e funções distintas.

Conhecer os processos que determinam as diferenças entre os sexos e o metabolismo é fundamental para auxiliar no processo de perda ou manutenção de peso.

Em algum momento você já deve ter ouvido falar que as mulheres tem mais dificuldade para emagrecer do que os homens, pois bem, não podemos entender essa diferença como um fator negativo. As demandas energéticas e funcionamento da função reprodutora é diferente estre os sexos, bem como, os homens apresentam um corpo mais resistente à fatores externos.

Outro fator importante e que difere entre os sexos é que os homens apresentam músculos mais desenvolvidos do que as mulheres. Isso significa que os homens apresentam mais massa magra e isso facilita a queima de calorias e a produção de energia.

Além dos homens terem músculos mais desenvolvidos eles possuem mais energia para a prática de atividade física.

Também é nítida a diferença de acúmulo de gordura entre os sexos. Nas mulheres a concentração de gordura fica no abdômen, coxas e bunda, enquanto que nos homens é na região abdominal, em sua grande maioria.

Diferenças entre metabolismo feminino e masculino: taxa basal

diferenças entre metabolismo feminino e masculino

O Metabolismo Basal é a quantidade mínima de energia que um organismo necessita para manter as funções vitais em repouso.

Especialistas na área calculam a quantidade calórica que o corpo necessita, podendo assim organizar um programa de emagrecimento específico para cada caso.

A Taxa Metabólica vai variar de acordo com o nível de atividade física que cada indivíduo pratica, e pode ser calculada da seguinte maneira:

Taxa de atividade

diferenças entre metabolismo feminino e masculino

Sedentários = 1.2 (pouco ou nenhum exercício)

Levemente ativo = 1.375 (exercício leve 1 a 3 dias por semana)

Moderadamente ativo = 1.55 (exercício moderado, faz esportes 3 a 5 dias por semana)

Altamente ativo = 1.725 (exercício pesado de 5 a 6 dias por semana)

Extremamente ativo = 1.9 (exercício pesado diariamente e até 2 vezes por dia)

Cálculo para Homens: MB = Taxa de atividade x {66 + [(13,7 x Peso(kg)) + (5 x Altura(cm)) – (6,8 x Idade(anos))]}

Cálculo para Mulheres: MB = Taxa de atividade x {655 + [(9,6 x Peso(kg)) + (1,8 x Altura(cm)) – (4,7 x Idade(anos))]}

http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=avaliacao_fisica_tmb

Diferenças entre metabolismo feminino e masculino: Vantagens Femininas

Os hormônios femininos apresentam algumas vantagens. Apesar das mulheres terem maior tendência para engordar, o risco de desenvolver algumas doenças relacionadas ao excesso de peso parece ser menor.

Devido ao predomínio de alguns hormônios, as mulheres acumulam gordura em regiões de menor risco cardiovascular, tais como culotes, quadris, nádegas e coxas. Já os homens acumulam no abdômen, local este associado à algumas doenças, como diabetes, infarto, hipertensão, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e tromboses.

Gostou de entender mais sobre as diferenças entre metabolismo feminino e masculino? Deixe seu comentário. Leia também um artigo sobre a importância da fotodocumentação na estética.