Sem categoria

A busca por produtos naturais e seus benefícios é um dos fatores do mercado de óleos essenciais estar crescendo mundialmente. Os benéficos da aromaterapia se estendem à estética, onde óleos essências puros e altamente concentrados, são facilmente absorvidos pela pele e caem na corrente sanguínea apresentando resultados mais rápidos, significativos e visíveis.

Tratamentos para celulite, flacidez, manchas e acne estão entre os mais utilizados pelos esteticistas atualmente. Abaixo descreveremos de forma simplificada sobre a aromaterapia e óleos essenciais na estética, e os tipos mais famosos.

Óleo de Bergamota – nome científico, citrus bergamia

aromaterapia e óleos essenciais na estética

É indicado para combater a retenção de hídrica, celulite e no tratamento de acne. Potente antisséptico e cicatrizante, reduz inflamações e protege a pele contra fissuras e rachaduras.
Pode ser utilizado em cremes de massagem, óleos corporais, máscaras, bandagens, e cataplasmas.

Cedro – nome científico, cedrus atlantica 

aromaterapia e óleos essenciais na estética

Indicado para tratamentos faciais em peles maduras e com rugas.
Pode ser utilizado em cremes de massagem, óleos corporais, máscaras, bandagens, e cataplasmas.

Camomila Romana – nome científico, Anthemis noblis.

aromaterapia e óleos essenciais na estética

É antisséptico, adstringente, emoliente, estimulante do sistema linfático, analgésico, anti-inflamatório, tônico, bactericida e cicatrizante. A camomila também é conhecida pelo forte poder calmante, tanto mental quanto corporal, além de ser excelente para proteger a pele seca. Pode ser utilizada em cremes de massagem, óleos corporais e máscaras.

Óleo Essencial de Laranja – nome científico, Citrus aurantium dulces

aromaterapia e óleos essenciais na estética

Indicado para manchas, drenagem linfática e gordura localizada. Pode ser usado em cremes de massagem, óleos corporais, máscaras, bandagens, banhos, e vapor.

Lavanda – nome científico, Lavandula officinalis

aromaterapia e óleos essenciais na estética

Muito utilizada para insônia, tensão, cansaço, problemas de pele e odor. Reduz cicatrizes e é ótimo para picadas de insetos. Utilizado para relaxamento corporal e facial, alívio de dores e para preparação de extração na limpeza de pele.
Modo de utilização: em cremes de massagem, óleos corporais, máscaras, bandagens, banhos, e vapor, compressas mornas ou frias.

Óleo Essencial de Alecrim – nome científico, Rosmarinus officinalis

Melhora da circulação, revitalização dos tecidos, é tônico estimulante e fortificante. Ajuda combater retenção de água (edema), má circulação e flacidez. Indicado também para acne, drenagem linfática, celulite e fortalecimento da musculatura.
Modo de utilização: Em cremes de massagem, óleos corporais, banhos, com aromatizador, máscaras, bandagens, escalda-pés e cataplasmas.
Evitar durante a gravidez, pressão alta e epilepsia.

Óleo Essencial de Tea Tree – Melaleuca alternifólia

aromaterapia e óleos essenciais na estética

Muito utilizado na estética para o tratamento de acne. Pode ser aplicada como analgésico, antisséptico, cicatrizante e fungicida. Usado em limpeza de pele, compressas pré e pós-extração de comedões, micoses e infecções de pele. Pode ser utilizada em cremes de massagem, óleos corporais, vapor e máscaras.

Óleo Essencial de Palmarosa – Cymbopogon martini

aromaterapia e óleos essenciais na estética

É um regenerador de tecidos danificados, ótimo para rugas, é altamente hidratante, recomendado para tratamento de pele, mãos, pés, rosto e lábios.
Utilização: Em cremes de massagem, óleos corporais e máscaras.

Os benefícios dos óleos essências são maravilhosos, descrevemos a baixo os benefícios que eles trazem para a saúde humana.

Aromaterapia e óleos essenciais na estética: principais beneficiações

– Diminuem inflamação na pele, muscular e sistêmica.
– Ajudam no processo de desintoxicação da pele.
– Aumentam a circulação sanguínea e linfática local.
– Fortalecimento do tônus muscular.
– Relaxam músculos e ligamentos.
– Reduzem espasmos musculares.
– Analgésicos locais e gerais.
– Antioxidantes protegendo a pele dos radicais livres.
– Propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais.11 Tratam condições de pele específicas como acne, dermatite e psoríase.
– Regeneração celular atuando como cicatrizantes.
– Ativam o sistema imunológico via células de Langerhans.

 

http://www.bioessencia.com.br/o-que-e-aromaterapia/como-funciona/

Gostou de entender mais sobre aromaterapia e óleos essenciais na estética? Deixe seu comentário. Leia também um artigo sobre qual a relação da microbiologia dentro da estética.