Equipamentos de estética

 A “nova criolipólise” a chamada Criolipólise de placas tem chamado a atenção dos profissionais de estética pela tecnologia inovadora de resfriamento localizado que combina bioativação celular, muscular e dérmica.

criolipólise de placas: tecnologia e funçõesEste novo procedimento contra gordura localizada é muito eficaz para redução de pregas teciduais que são desenvolvidas pela perda de sustentação dérmica associada à gordura localizada.

A técnica de bioativação promove um aumento da segurança do resfriamento e resposta ao tratamento o que assegura resultados satisfatórios, imediatamente, após a realização da primeira seção.

É a partir da tecnologia de bioativação que é possível elaborar protocolos variados que vão desde sessões mensais, quinzenais até mesmo sessões semanais.

Esta técnica difere de alguns parâmetros da criolipólise convencional, o que resulta em mais benefícios. A crio de placas não apresenta a sucção da criolipólise, assim, excelentes resultados são observados, como uma maior área de atuação corporal, sem hematomas e dor.

A tecnologia da crio de placas está centrada na ação do frio e das correntes elétricas, cuja as quais, proporcionam maior firmeza e luminosidade a pele, pois estimulam as fibras de colágeno e elastina.

Para o tratamento da celulite e gordura localizada também é possível utilizar produtos específicos para penetrar na pele pelo método de iontoforese, o que proporciona um resultado mais rápido.

Criolipólise de placas: tecnologia e funções – efeitos da crioterapia

O resfriamento ocasionado pela aplicação da crioterapia promove uma diminuição no metabolismo do tecido. O estado de hipotermia que o frio induz ao tecido faz com que haja uma diminuição das necessidades de energia nas células, levando a uma menor necessidade de oxigênio pelo tecido.

Diferentes tecidos (braço, culote, abdômen) podem responder de maneira distinta ao procedimento. A resposta da aplicação do equipamento nos tecidos está centrada na redução da temperatura na pele, com uma redução rápida da temperatura subcutânea superficial e uma redução muito lenta da temperatura muscular.

A diminuição da temperatura muscular depende da espessura do tecido adiposo. Quanto maior for este tecido maior será o tempo para resfriar o tecido muscular.

Para exemplificar melhor, pessoas que apresentam menos de 1cm de gordura subcutânea apresentam uma redução significativa da temperatura subcutânea muscular após 10 minutos de aplicação do frio.

Por outro lado, pessoas que apresentam mais de 2cm de gordura subcutânea, a temperatura muscular dificilmente reduz com 10 minutos de aplicação do frio. Nesse momento é importante fazer uma avaliação cuidadosa de cada cliente, pois o esteticista encontrará tecidos adiposos de diferentes espessuras.

Os efeitos fisiológicos da hipotermia são indicativos da sua eficácia e são utilizados nos tratamentos terapêuticos.

Os efeitos fisiológicos da crioterapia são:

  • Diminuição do metabolismo e consumo de oxigênio,
  • Reduz e limita o processo infamatório,
  • Não causa hipóxia secundária no local aplicado, quando já instalada, ajuda na sua resolução,
  • Promove a diminuição de histamina controlando a evolução do edema.

A utilização desse tratamento tem sido muito utilizada para redução de gordura localizada, porém, outras indicações também podem ser utilizadas, dentre elas: transtornos circulatórios como o edema e hematomas, processos inflamatórios em lesões agudas ou crônicas e crioflexibilidade em condições de espasmos e contratura muscular.

Criolipólise de placas: tecnologia e funções – mecanismo de ação

O mecanismo de ação da crio de placas está centrado em duas etapas, a Lipólise e a Bioativação, cuja as quais serão descritas a seguir:

LIPÓLISE

A lipólise nada mais é do que a hidrólise do lipídio, ou seja, a degradação de lipídios em ácidos graxos e gliceróis, ação que ocorre no tecido adiposo.

Já o método crio baseia-se no resfriamento controlado das células adiposas. Esse processo leva a cristalização dos lipídios que são encontrados no tecido adiposo.

Com a cristalização dos lipídios, os adipócitos recebem um sinal celular que desencadeia a eliminação desses cristais, processo chamado de apoptose. O processo natural do organismo faz com que essas células e lipídios danificados sejam eliminados. A partir desse momento a camada de gordura profunda encolhe e o tecido adiposo é remodelado.

 

Entenda apoptose → é um mecanismo extremamente importante para o organismo humano, pois é um tipo de morte programada que permite a eliminação de células com problemas ou desnecessárias, cuja as quais, podem comprometer o funcionamento adequado do organismo.  A apoptose é uma autodestruição celular ordenada com finalidade biológica definida. Os resíduos celulares são englobados e digeridos por macrófagos teciduais, processo que demanda energia e que não causa danos para as demais células.
 

BIOATIVAÇÃO

A tecnologia de bioativação queima as células de gordura em um nível localizado, através da estimulação da atividade celular e muscular, com intensificação da circulação sanguínea local e enrijecimento do tecido tratado.

Como resultado a bioativação reduz significativamente a área que apresenta flacidez e gordura localizada. Ela também promove o aumento da atividade celular o que facilita a eliminação das células adiposas destruídas pela criolipólise, além de intensificar a síntese de colágeno e elastina pelas células da derme.

O equipamento “crio de placas” libera pulsos de corrente elétrica que ativam a musculatura durante o resfriamento prolongado da área, promovendo o aumento da circulação sanguínea e o metabolismo local. A vantagem dessa técnica é que não há riscos ao tecido enquanto o mesmo é submetido à criolipólise.

Crio de placas: principais funcionalidades

Considerada o equipamento mais moderno e de alta tecnologia para a redução de medidas e remodelamento do contorno corporal atualmente no mercado.

É um procedimento confortável e seguro pois não utiliza o sistema de vácuo. Apresenta ponteiras que trabalham com uma temperatura que pode ir até -8°C (ajustável) com variação de ± 2°C.

O equipamento permite trabalhar com 4 aplicadores simultâneos e 2 aplicadores independentes.

É um tratamento com conceito inovador que combina maior área de tratamento, otimização do tempo (permitindo que o profissional trate várias áreas ao mesmo tempo) e segurança, pois não há riscos de complicações.

 A Crio de Placas elimina a criolipólise tradicional?

A crio de placas não elimina a criolipólise tradicional de sucção. Apesar da crio de placas ter maior área de atuação, ser indolor e não causar hematomas, cada uma tem sua eficácia em determinada região, dependendo do tamanho da área, localização e flacidez do tecido.

Uma avaliação minuciosa do profissional de saúde é que vai determinar a necessidade de utilizar um ou outro procedimento.

A criolipólise convencional vem sendo muito utilizada em áreas menores como papada, braço e abdutor de coxa o que não impede a utilização da criolipólise de placas. A utilização de um procedimento ou de outro depende da avaliação do profissional de saúde, que deve levar consideração a área a ser aplicada e o objetivo da cliente.

 

Áreas com elevada presença de gordura, bem definida e que apresentam mais gordura do que flacidez, opta-se por utilizar criolipólise de sucção, pois consegue-se pegar exatamente aquela prega de gordura que será resfriada até -11°C por uma hora. Como resultado, tem-se redução de 20 a 30% da gordura localizada.

A criolipólise de sucção não deve ser aplicada em pessoas que apresentam uma pele mais dura ou uma gordura mais compacta, pois quando utiliza-se o manípulo da criolipólise não sobe muito tecido na prega. Ou também, pessoas que fizeram cirurgia de abdominoplastia ou apresentam hérnia umbilical, são fatores que levam a contra indicação da sucção e o tratamento mais indicado nesses casos é a criolipólise de placas.

Outro exemplo é quando a prega de gordura do cliente/paciente é bem pequena e tem-se mais flacidez de pele e gordura, o mais indicado é fazer a criolipólise de placas com a corrente de bioativação. Os benefícios serão muito satisfatórios, pois além de trabalhar a gordura através do resfriamento das células de gordura, a corrente de bioativação vai estimular a síntese de colágeno e elastina melhorando a flacidez dessa pele.

Quando a gordura é “bem localizada” teremos melhores resultados com a criolipólise de sucção por que ela é mais indicada para gordura localizada onde faz-se a sucção no local específico. Já quando a gordura é de maneira mais global, onde ela está mais espalhada pelo tecido, o ideal é a utilização de criolipólise de placas, que abrange uma área maior e por ter a corrente de bioativação estimula a síntese de colágeno e elastina, garantindo redução da gordura, da flacidez e os resultados visuais são vistos em até uma semana.

Criolipólise de placas: tecnologia e funções – Avaliação dos clientes

Toda e qualquer avaliação deve ser realizada com muita cautela. Nesse momento aplicar a estética humanizada é essencial, ou seja, demostrar interesse pelo outro, pois cada ser humano é único e merece ser tratado como tal, fundamentalmente, quando se trata de procedimentos estéticos.

O bom e velho prontuário estético não pode ser deixado de lado. Fazer uma anamnese bem feita procurando entender a necessidade e particularidade de cada cliente é essencial para o sucesso dos tratamentos.

Essa conduta permitirá compreender melhor cada caso, direcionando inclusive o tratamento de forma mais assertiva e satisfazendo assim os clientes.

O levantamento de informações como cirurgias, problemas de saúde, alergias, dieta, entre outros fatores, levam à uma avaliação mais precisa e um atendimento personalizado.

Cada procedimento estético tem suas especificidades, portanto, checar todas as informações antes dos procedimentos é muito importante. O prontuário serve como um instrumento mais qualificado na prática clínica para a coleta de dados, avaliação e condução do atendimento.

Com todas as informações necessárias a partir da aplicação do prontuário estético e analisando cada caso, o profissional poderá a partir dessa avaliação precisa oferecer tratamento específico para cada cliente.

AVALIAÇÃO DA LIPODISTROFIA

Gordura → fazer o teste de palpação e verificar se a gordura é compacta (dura) ou flácida.

Distribuição de gordura → observar se a gordura é localizada, ou seja, em regiões específicas, ou generalizada, no corpo inteiro.

Para a ficha de avaliação sugere-se analisar os seguintes parâmetros:

Gordura: (   ) Compacta    (   ) Flácida

Distribuição de gordura:  (   ) Localizada     (   ) Generalizada

Localização: _______________________________

Biotipo:  (   ) Ginóide    (   ) Andróide   (   ) Normolíneo

Peso: _____   Altura:______  IMC: _______ Peso mín:______  Peso máx:______

(   ) Abaixo de 18,5 – Abaixo do peso ideal     (   ) Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal

(   ) Entre 25,0 e 29,9 – Sobrepeso     (   ) Entre 30,0 e 34,9 – Obesidade grau I

(   ) Entre 35,0 e 39,9 – Obesidade grau II (   ) 40,0 e acima – Obesidade grau III

HISTÓRICO CLÍNICO

Tratamento médico atual: (   ) Sim    (   ) Não Medicamentos em uso_________

Antecedentes alérgicos:  (   ) Sim    (   ) Não   Quais:______________

Portado de Marcapasso: (   ) Sim    (   ) Não

Alterações cardíacas: (   ) Sim    (   ) Não   Quais:______________

Hipo/Hipertensão arterial: (   ) Sim    (   ) Não

Distúrbio circulatório: (   ) Sim    (   ) Não   Qual:______________

Distúrbio renal: (   ) Sim    (   ) Não   Qual:______________

Distúrbio hormonal: (   ) Sim    (   ) Não   Qual:______________

Distúrbio gastrointestinal: (   ) Sim    (   ) Não   Qual:______________

Epilepsia/convulsões: (   ) Sim    (   ) Não   Frequência:______________

Alterações psicológicas/psiquiátricas: (   ) Sim    (   ) Não Quais:____________

Estresse: (   ) Sim    (   ) Não OBS:___________________

Antecedentes oncológicos: (   ) Sim    (   ) Não   Qual:____________

Diabetes: (   ) Sim    (   ) Não     Tipo:____________

Algum tipo de doença: (   ) Sim    (   ) Não      Qual:_______________________

HÁBITOS CLÍNICOS

Tratamento estético anterior: (   ) Sim    (   ) Não      Qual:__________________

Usa lentes de contato: (   ) Sim    (   ) Não

Utilização de cosméticos: (   ) Sim    (   ) Não      Qual:__________________

Exposição ao sol: (   ) Sim    (   ) Não     Filtro solar: (   ) Sim    (   ) Não

Frequência_____________

Tabagista: (   ) Sim    (   ) Não     Quantidade de cigarros/dia:______________

Ingere bebida alcoólica: (   ) Sim    (   ) Não     Frequência_____________

Funcionamento intestinal: (   ) 1-2 vezes/semana  (   ) 3-4 vezes/semana

(   ) 1-2 vezes/dia       (   ) mais de 3 vezes/dia

Qualidade do sono: (   ) Boa (   ) Regular  (   ) Péssima  – Quantas horas noite:____

Ingestão de água (copos/dia):

Alimentação: (   ) Boa (   ) Regular  (   ) Péssima

Prática de atividade física: (   ) Sim    (   ) Não  Que tipo:_______________

Uso de anticoncepcional:    (   ) Sim    (   ) Não   Qual:________________

Data do primeiro dia da última menstruação: ___/___/___

Gestante: (   ) Sim    (   ) Não   Gestações: (   ) Sim    (   ) Não   Quantas:_____

A quanto tempo:_________________

INDICAÇÕES

A Criolipólise de Placas é utilizada nos tratamentos corporais para:

  • Celulite;
  • Gordura localizada;
  • Flacidez de pele nas seguintes regiões: interno de coxas; abdômen, flancos, zona lombar, culotes, braços, papada e glúteos.
VANTAGENS
  • Os resultados são observados desde a primeira sessão;
  • Tratamento é realizado nas clínicas e não necessita período de recuperação;
  • É um procedimento efetivo contra gordura localizada;
  • Quatro aplicadores planos são utilizados para o tratamento simultâneo;
  • Tratamento personalizado, indolor e não invasivo.
  • Não tem sucção. A sucção que ocorre na criolipólise convencional muitas vezes causa um desconforto ao cliente, onde é comum ficar dolorido e apresentar hematomas. Na crio de placas esse desconforto não ocorre.
  • A tecnologia de bioativação celular, muscular e dérmica permite aplicar a criolipólise de placas na mesma área com menor intervalo de tempo.
  • A criolipólise convencional é capaz de tratar apenas gordura localizada, já a crio de placas, além da redução de gordura também é eficaz para flacidez tissular de leve a moderada.
  • Apresenta aplicabilidade maior. Na criolipólise convencional é necessário uma prega de no mínimo 2cm de gordura localizada para realizar a sucção. Já a criolipólise de placas é capaz de tratar pessoas com menor quantidade de gordura localizada.
  • Os resultados são imediatos, onde pode-se observar a melhora do local já na primeira sessão. Diferente da criolipólise convencional, onde os resultados começam a serem vistos a partir do décimo quinto dia.
TERAPIAS ASSOCIADAS

A potencialização dos resultados muitas vezes é observada quando outras terapias são associadas. Neste sentido, a criolipólise de placas pode ser associada com outras tecnologias, como:

  • Ultracavitação;
  • Radiofrequência;
  • Endermoterapia;
  • Massagem Manual;
  • Drenagem Linfática
Criolipólise de placas: tecnologia e funções CONTRAINDICAÇÕES

– Gestantes e lactentes;

– Pessoas que apresentam dispositivo eletrônico implantado, como por exemplo: marca-passos cardíaco;

– Cirurgias recentes (6 meses);

– Doença aguda;

– Cardiopatias;

– Febre;

– Problemas de fígado;

– Diabetes;

– Doenças autoimunes;
– Áreas neoplásicas ou sobre áreas na qual algum tumor tenha sido removido;
– Sobre regiões que apresentem assecções cutâneas;
– Crianças, idosos ou pacientes com alta sensibilidade ao frio (crioglobulinemia);
– Intolerância a crioterapia;
– Síndrome de Rayanud;
– Sobre áreas isquêmicas (nas quais o suprimento sanguíneo pode ser incapaz de suprir a demanda metabólica resultando em necrose);
– Sobre feridas abertas ou infectadas.

A tecnologia Crio de placas é um método Europeu que veio para ficar. É um tratamento não invasivo que reduz o tecido adiposo e melhora o aspecto e tônus da pele. Esta nova criolipólise é eficaz para tratar áreas do corpo que eram inacessíveis pela sucção da crio tradicional. Cabe ao profissional da saúde escolher o melhor tratamento para sua cliente.

http://blogs.opovo.com.br/beleza/2017/11/11/conheca-a-criolipolise-de-placas-adeus-gordura/

E ai? O que achou desse novo procedimento?

Já está pronta para inserir esta tecnologia inovadora em sua estética?

Venha conhecer nosso equipamento Crio Thermo Master! (12) 98210-0040

Leia também um artigo sobre Feng Shui e sua aplicação na estética.