Sem categoria

A TRICOLOGIA é a ciência que estuda os cabelos. Esta área está diretamente voltada para o tratamento de problemas do couro cabeludo e do próprio cabelo.

Tricologia na estéticaA Tricologia vêm sendo utilizada, graças à preocupação tida por mulheres e homens com sua aparência, porém, há poucos especialistas na área.

É por este motivo que o cuidado com o couro cabeludo e suas patologias têm sido fortemente estudadas e novos tratamentos estão surgindo para minimizar ou erradicar determinadas patologias.

O cabelo faz parte da estética corporal e uma queda capilar ou uma mudança brusca na aparência do cabelo levam as pessoas à buscar ajuda especializada.

Mas a final o que é Tricologia?

A palavra Tricologia vem da junção do grego thricos (cabelos) + logos (estudo). Seu estudo iniciou em 1902 com o objetivo de estudar cabelos, pelos e os problemas relacionados à eles.

Esta área ganha grande visibilidade nos últimos anos e ampla atenção dos profissionais ligados à saúde e da estética. Os profissionais da saúde como cosmetólogos, esteticistas, biomédicos, farmacêuticos, nutricionistas e médicos se unem para promover tratamentos eficazes e resultados cada vez mais satisfatórios.

Tricologia na estética: existe Especialização?

O curso de Pós-graduação em Terapia: Capilar e Tricologia capacita os alunos para atuarem no diagnóstico e tratamento das diversas doenças que podem ocorrer no couro cabeludo e pelos faciais, como, a barba nos homens.

Tricologia na estéticaO curso tem por objetivo ensinar os pós-graduandos sobre os cosméticos utilizados no couro cabeludo, dos tipos de cabelos e das técnicas necessárias para a eliminação dos sintomas e melhoria da autoestima, fator visível em muitas pessoas que apresentam queda de cabelos.

Este curso pode ser realizado por qualquer profissional da área da saúde e que atuem profissionalmente no cuidado dos cabelos e pelos humanos.

As principais disciplinas curriculares são:

  • Patologias capilares e técnicas de avaliação;
  • Métodos de avaliação tricológica;
  • Psicologia aplicada à estética capilar,
  • Terapia capilar aplicada;
  • Procedimentos farmacológicos.

Tricologia na estética: Atuação do Tricologista

O profissional tricologista tem expertise para orientar tratamentos capilares, bem como, orientar mudanças de hábitos aos seus pacientes.

Determinados problemas podem ser provenientes da má alimentação, estresse, ansiedade e muitos outros fatores que causam distúrbios capilares.

Tricologia na estética

O Tricologista deve estar atento às novas tecnologias e procedimentos, pois esse mercado avança constantemente.

Um bom profissional é aquele que está atento às inovações do mercado e que traz resultados satisfatórios para suas clientes.

De maneira geral, não há necessidade de procedimentos invasivos. Porém, a tricologia estética, assim como, a estética corporal atuam em cooperação com o paciente, favorecendo dessa forma, resultados excelentes.

https://extra.globo.com/mulher/conheca-tricologia-especialidade-que-atua-na-saude-capilar-saiba-quando-procurar-ajuda-profissional-22989578.html

A Tricologia é uma nova área que pode ser explorada pelo esteticista. Seu objetivo é o tratamento capilar, recuperação dos fios e a saúde do couro cabeludo.

Gostou de saber mais sobre tricologia na estética? Tem interesse em se especializar na área? Conte nos comentários:

Leia também um artigo sobre a regulamentação do esteticista/cosmetólogo.